A Sessão de Psicodrama

A SESSÃO DE PSICODRAMA


Autora: Leonídia Guimarães (2008)


Segundo J.L.Moreno Psicodrama é uma ciência que explora a verdade
através de métodos dramáticos ou métodos de ação (1945). No dizer
de Anne Ancelin Schutzemberg o Psicodrama é o Teatro da Vida.



ESPAÇO CÊNICO
Para Moreno é uma extensão da vida para além dos testes de realidade da
própria vida...Realidade e Fantasia não estão em conflito...São funções no mundo de
Objetos, Pessoas e Eventos. (Psicodrama,1946)



OBJETIVOS DA SESSÃO
Catarse de Integração Psicodramática: todas as formas de expressão que
conduzem à purificação (efeito catártico) e ação espontânea, integrando-se ao Eu-Papéis.


ESTÍMULOS À CRIATIVIDADE: associações verbais, musicais, visuais,
cromáticas, rítmicas, construção de Imagens...todos os estímulos que
possam despertar o organismo e aquecê-lo para a integração e
conscientização de seus papéis.



INSTRUMENTOS FUNDAMENTAIS
Cenário, Palco ou Tablado: espaço vivencial flexível e multidimensional, destinado à experiência vivencial.
Protagonista: Autor e Ator
Diretor de Psicodrama: Psicodramatista (Psicoterapeuta) e Sociodramatista (aquele não credenciado como psicólogo ou psiquiatra)
Ego-Auxiliar :Assistente Terapêutico do Diretor e do Grupo.
Auditório ou Platéia: Grupo



PROTAGONISTA: Pessoa em torno da qual se centraliza a dramatização - traz o tema e ao mesmo tempo
desenvolve a cena, acumulando as funções de autor e ator.
No Psicodrama Grupal é reconhecido como o emergente dramático do grupo, na medida
em que articula o individual ao grupal.



CENÁRIO, PALCO ou TABLADO: Espacialmente é o local onde se realiza a dramatização.
Corresponde, na visão de Rojas Bermúdez, ao Contexto Dramátco.



EGO-AUXILIAR
Desempenha o papel de Investigador Social no Contexto Grupal
Desempenha o papel de Ator, assumindo personagens no Contexto Dramático
Papel de Observador Subjetivo Objetivado, Agente Terapêutico e Guia



FUNÇÕES DO DIRETOR DE PSICODRAMA
Introduzir o manejo de técnicas fundamentais do Psicodrama
Conduzir e encaminhar a sessão em suas etapas, facilitando o aquecimento do grupo e do protagonista para a ação.
Produzir a Dramatização de Cenas, 
Instrumentação de Imagens,
Jogos Dramáticos, Trabalho Corporal...
Orientar ações do Ego-auxiliar
Analista Social: articular o material trazido ao contexto dramático e este, ao
Contexto grupal, facilitando o insight e a Catarse de Integração.



FUNÇÕES DA PLATÉIA
Em relação a Produção: Observador participante
Em relação a Dramatização: Acompanha, avalia, compartilha sua própria história
Em relação ao Protagonista: Produz ressonâncias emocionais (retorno afetivo)



FUNÇÕES DO COMPARTILHAMENTO
Em relação ao Protagonista: o vivenciado como pessoal e subjetivo é objetivado e
articulado aos conteúdos do grupo e/ou do Protagonista
Em relação à Platéia: Moreno assinala a grande importância da platéia para a inserção
sociométrica de sujeitos emocionalmente isolados, favorecendo o seu status como
protagonista.



FUNÇÕES DO EGO-AUXILIAR
ATOR: representar e encarnar papéis que lhe são delegados no Contexto Dramático, pelo Diretor ou
pelo Grupo
AGENTE TERAPÊUTICO: Guia de transformação da ação através do uso de técnicas psicodramáticas.



ENQUADRE DA SESSÃO (Jaime G. Rojas Bermúdez)
5 Instrumentos: Protagonista, Cenário, Diretor, Ego-Auxiliar, Auditório ou Platéia
3 Contextos: Social, Grupal e Dramático
3 Etapas: Aquecimento, Dramatização e Comentários (Análise e Compartilhamento)
A Sessão de Psicodrama é o campo de ação onde se opera com uma técnica e finalidades
específicas, cuja estrutura está em íntima correlação com os seus procedimentos e objetivos.



SESSÃO DE TEATRO ESPONTÂNEO (Cida Davoli)
Teatro Espontâneo: procedimento do Psicodrama onde o enredo é improvisado e criado pelos
atores, platéia ou diretor É a dramatização que se realiza no palco psicodramático, a partir
de uma história protagônica, encenada pelo protagonista e egos-auxiliares, assistida com
eventuais participações da pláteia e coordenada por um diretor (1997,RBP).



ETAPAS DE AQUECIMENTO DO TEATRO ESPONTÂNEO (TE) - Cida Davoli
Ambientação: uso de exercícios de exploração espacial do ambiente físico, contato interpessoal em
duplas, tríade...
Grupalização: preparação do conjunto para composição de subgrupos
Preparação para o Papel de Ator: criação de papéis ou personagens fictícios, criação de metáforas que
revelam a realidade, aquecimento físico e mental dirigido para o que está fora de si
Preparação do Papel de Autor: construção da dramaturgia do grupo, criação de linguagem cênica
com texto, voz e gestos dos personagens.
Preparação da Platéia: aquecimento da platéia para a possibilidade de atuar como participante,
voluntariamente, introduzindo novos personagens.



Numa Sessão de Psicodrama o Grupo é sempre protagonista como paciente ou educando (J.L.Moreno)
A Função da Platéia em relação a si mesma seria a consciência do seu papel de:
APRENDIZ
PACIENTE
COMPANHEIRO
EGO-AUXILIAR DO GRUPO





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