FUNÇÕES DO CENÁRIO NO PSICODRAMA

O Cenário no psicodrama representa  um dos 5 instrumentos fundamentais para o desenvolvimento da sessão.
Mas, de quais instrumentos estamos falando?
No Psicodrama levamos em conta 5 elementos: (1) o terapeuta e (2) os egos-auxiliares, que juntos fazem parte da equipe terapêutica ou Unidade Funcional - UF, e que nem sempre trabalham juntos.
Qualquer sessão de Psicodrama poderá ser desenvolvida sem egos-auxiliares, desde quando o terapeuta se disponha a assumir as funções de ego-auxiliar junto aos pacientes e/ou ao grupo. Ademais, os próprios pacientes podem eventualmente, funcionar como ego auxiliar para outros colegas do grupo.
A seguir, temos como instrumento essencial (3) o Protagonista ou paciente; e (4) o Grupo ou Platéia, que funcionam como o quarto  instrumento do Psicodrama, mas que nem sempre estão presentes em todas as modalidades que trabalhamos. Como na psicoterapia individual ou bipessoal.
 A estes 4 instrumentos fundamentais segue-se o Cenário, realçado  por Jaime Rojas Bermúdez como representante do palco teatral usado por J.L.Moreno para encenar o Teatro Terapêutico, primeira modalidade Psicodramática que deu origem ao Psicodrama tal como o conhecemos hoje.
Escolhemos aqui falar deste 5o.instrumento, dado à sua importância para o desenvolvimento da sessão de psicodrama, pois sem ele nada acontece!
O Cenário Psicodramático pode ser delimitado no chão, por uma fita crepe adesiva, por um tablado ou por um tapete destinado para tal finalidade.
Para nós, Psicodramatistas, é  muito importante delimitar espacialmente o local onde serão realizadas as dramatizações. Aí serão postas as dificuldades do paciente e suas cenas temidas, bem como a construção de personagens, construção de imagens, átomo socioafetivo e familiar. Enfim, decorre dessa multiplicidade funcional do Cenário a sua importância e necessidade premente de se criar durante a sessão de Psicodrama um espaço relaxado para levar à cabo a resoluções de conflitos.
É neste espaço que se insere, também, a produção de realidades suplementares necessárias ao tratamento psicoterápico como o uso das técnicas básicas provenientes do teatro: duplo, espelho, inversão de papéis, solilóquio etc.
Para o mestre Jacob Levy Moreno, criador do Psicodrama, o Cenário representa um "palco de vida e liberdade onde se expressa a psique".
Portanto, é exatamente tudo isto que nosso tapete representa durante nossos atendimentos individuais e de grupo. Trata-se de um Cenário aconchegante que compõe o setting terapêutico, decompõe as tramas trazidas pelos pacientes e ajuda a solucionar seus dramas, incertezas e sentimentos expressos, com toda complexidade envolvida em suas questões, necessidades e porquês.

 17/11/2017
Leonídia Guimarães
CRP 03/356


# Aguardamos você, marque uma hora para conversarmos
# Whatsapp 71 98454 8804

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DO PSICODRAMA: Da evolução do criador à evolução da criação

Reflexão sobre relacionamentos: Crônica de Rubens Alves

Teoria da Espontaneidade do Desenvolvimento Infantil - TEDI