BARRAS DE ACCESS


Estive participando no ultimo domingo de um Curso sobre "Barras de Access Counsciense". Trata-se de uma ferramenta desenvolvida nos Estados Unidos por Gary Douglas e Dain Herr, que consiste na estimulação de 32 pontos na cabeça, responsável segundo os autores pelo armazenamento de pensamentos, ideias, crenças, emoções e atitudes que nos fazem funcionar a partir do "piloto automático", limitando nossas infinitas possibilidades de escolhas e pontos de vista.

 Admitem os autores que ao serem corridas essas barras, por meio toques suaves na cabeça, ocorre um tipo de "limpeza de memórias e arquivos" que possibilitam a emergência de novas ondas cerebrais, capazes de permitir a adoção de novos padrões de comportamento, sistemas de crenças e pontos de Vista, sem julgamento e polaridades sobre as certezas limitantes que nos impedem de criar novas realidades mais profíncuas.

Para tanto, os autores sugerem também o exercício repetitivo de mantras e questionamentos abertos, dirigidos ao Universo, €€como mote para a realização de mudanças de atitude e ampliação da consciência.

Mantra do Access:
"Tudo na vida vem a mim com Facilidade, Alegria e Glória".

Os  Questionamentos:
- Como pode melhorar?
- A quem pertence isso?
- O que eu posso ser, fazer, ter, criar ou gerar que tornaria minha vida e mundo um lugar melhor?
- O que eu posso Perceber, Saber e Ser que faria a minha vida valer a pena?

A "frase maluca" para dissolução de bloqueios aos questionamentos é muito engraçada e possui objetivo de suspender todos os julgamentos racionais:

" Certo e Errado, Bom e Mau, POD e POC, Todas as 9, Curtos, Garotos e Aléns" (risos). Para quem não consegue falar toda frase (meu caso) usa-se apenas o POD/POC ou ouve-se e responde Sim.

Como se pode perceber na proposta existe muito de crença no pensamento mágico. Sendo recomendado inclusive aos Praticantes de Barras de Access, título com o qual saimos do curso após 8h de teoria e prática, que não devem reagir a julgamentos. É para evitar confrontos, simplesmente reagir aos julgamentos com a frase "Interessante ponto de vista". Independente de achar-se de fato o ponto de vista do outro interessante!

Para quem se interessar em saber mais, existem vários videos no YouTube sobre a técnica, inclusive vídeo de um neurocientista que se dispôs a testar a funcionalidade da aplicação das Barras: http://youtu.be/DgGbFRjqQPk

Contudo, o que acredito ser mais importante para destacar é que tal como a prática das Constelações Familiares Sistêmicas esta técnica de Access Consciousness não se enquadra no contexto da Psicologia enquanto ciência, nem se enquadra como Psicoterapia. São apenas ferramentas alternativas que visam o bem-estar das pessoas porém não dispõem até o momento de lastro teórico sustentável. São usadas atualmente em formato de "terapias integrativas" por profissionais oriundos de diversas áreas do conhecimento que se interessam por práticas alternativas ou como recursos auxiliares em determinadas situações e momentos específicos de vida, podendo ser úteis ao processo terapêutico quando conduzido por psicólogos. Afinal, como se diz hoje em dia, como aprender em 8h o que se passa de 5 a 6 anos estudando e aprendendo numa faculdade de Psicologia, acrescido de, no mínimo, mais 3 anos de especialização em psicoterapia? Sao6 coisas a pensar... Para fazer psicoterapia, procure um Psicólogo especializado na área Clínica Psicoterápica.

Leonídia Guimarães
CRP 03/356


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DO PSICODRAMA: Da evolução do criador à evolução da criação

Reflexão sobre relacionamentos: Crônica de Rubens Alves

Teoria da Espontaneidade do Desenvolvimento Infantil - TEDI