As imagens psicodramáticas com bonecos

As imagens psicodramáticas com bonecos

Resumo

GUIMARAES, Leonídia Alfredo. As imagens psicodramáticas com bonecos. Rev. bras. psicodrama [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 41-50. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20180017.

Este artigo aborda o uso técnico de bonecos pouco estruturados na prática da Construção de Imagens Psicodramáticas. Esse novo manejo clínico foi apresentado no 21º Congresso Brasileiro de Psicodrama, em Fortaleza (2018). Nessa ocasião, os bonecos serviram como auxiliares para a construção de imagens. Posteriormente, durante um workshop pôde ser observada sua função mediadora e de aquecimento específico para atuar em processo mais espontâneo e criativo, mediante a retração do si mesmo psicológico, retirando o protagonista de um estado de alarme transitório que o impedia de objetivar uma situação recente. Apresento os fundamentos dessa prática clínica inédita, com o objetivo de ampliar as discussões e estimular sua utilização, especialmente em psicodrama bipessoal e infantil.

Palavras-chave : imagens psicodramáticas; função auxiliar; bonecos; núcleo do eu; psicodrama.

Comentários

Esse artigo foi escrito como Comunicação Preliminar que marca o início do desenvolvimento metodológico da técnica de construção de imagens com bonecos pela autora, após a sua demonstração prática no 21° Congresso Brasileiro de Psicodrama, realizado pela FEBRAP em Fortaleza (abril,2018).A partir dessa configuração metodológica, a autora chega em 2020 à sua concepção ampliada, ao adaptar a técnica ao Psicodrama ON-LINE, denominando-a de IMAGODRAMA. Etimologia: Imago, do latim Imagem + Drama, do grego Ação = Imagem dos objetos em ação.

Leonídia A. Guimarães
leoguimas05@gmail.com
55(71)98454-8804

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DO PSICODRAMA: Da evolução do criador à evolução da criação

Reflexão sobre relacionamentos: Crônica de Rubens Alves

Teoria da Espontaneidade do Desenvolvimento Infantil - TEDI