IMAGODRAMA: uso de bonecos e objetos-auxiliares em psicodrama individual e on-line

IMAGODRAMA: uso de bonecos e objetos-auxiliares em psicodrama individual e on-line

Resumo

GUIMARAES, Leonidia Alfredo. IMAGODRAMA: uso de bonecos e objetos-auxiliares em psicodrama individual e on-line. Rev. bras. psicodrama [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 106-117. ISSN 2318-0498.

Este artigo aborda aspectos referentes à utilização de objetos-auxiliares e mediadores em psicodrama individual e on-line a partir das suas funções terapêuticas, e associados à técnica de construção de imagens psicodramáticas com bonecos. Retoma o enquadre clássico da metodologia psicodramática com o objetivo de adequar os instrumentos fundamentais do psicodrama ao atendimento on-line e, em seguida, abrir a discussão teórica sobre as nomenclaturas surgidas no Brasil, decorrentes de diferentes enquadres em psicodrama individual. Conclui sua escrita com as definições dos conceitos de objetos-auxiliares, mediadores e criativos, ilustrando com três sessões on-line sobre o uso de bonecos e objetos-auxiliares em psicodrama clínico, definindo sua prática clínica, seja presencial ou on-line, como Imagodrama.

Palavras-chave : Psicodrama individual; Psicodrama online; Objetos-auxiliares; Conserva cultural; Imagodrama.

Comentários

Este artigo foi o 2° mais acessado do Volume 28 N°2 na Plataforma Online da Revista Brasileira de Psicodrama, talvez por trazer alguns detalhes importantes referentes à definição científica do termo "Objeto Intermediário", criado por Jaime G. Rojas-Bermúdez em 1965. Mas certamente, também, por oferecer à comunidade psicodramática um novo manejo técnico no trabalho com Imagens construídas com bonecos e outros objetos-auxiliares, no Psicodrama Individual e On-line.
Leonídia A. Guimarães
leoguimas05@gmail.com
55(71)98454-8804

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DO PSICODRAMA: Da evolução do criador à evolução da criação

Reflexão sobre relacionamentos: Crônica de Rubens Alves

Teoria da Espontaneidade do Desenvolvimento Infantil - TEDI